Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Para ficar em dia com o Fisco

Receita libera programa para quem perdeu o prazo da declaração
Brasília. O contribuinte que perdeu o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 terá, a partir das 8h de hoje (horário de Brasília), uma versão atualizada do programa gerador da declaração, que será liberada na internet pela Receita Federal, informou o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Com a nova versão do programa, a declaração, ao ser preenchida, irá gerar o valor da multa por atraso e possibilitará a impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), a ser utilizado para o pagamento dos tributos devidos na rede bancária. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Balanço 2011. A Receita divulgou na última sexta-feira que o número de declarações entregues chegou a 24, 37 milhões (maior que a estimativa que esperava receber 24 milhões).

O prazo de entrega terminou às 23h59min59s, horário de Brasília. Para a entrega em disquete, o prazo terminou antes, devido ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A novidade deste ano é a que o formulário de papel deixou de ser aceito.

O contribuinte que pretende retificar a declaração, deve ficar atento à opção escolhida durante o preenchimento pois, se optar pelo modelo simplificado, não poderá depois mudar para o completo ou vice-versa.

Segundo a secretária-adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, o novo programa para o envio da declaração foi bem aceito pelos contribuintes. E como acontece desde 1996, o prazo de entrega não foi prorrogado. No ano passado, 2,78 milhões de contribuintes entregaram a declaração no último dia (30 de abril).

De acordo com a Receita, os contribuintes que enviaram a declaração no início de março e sem erros podem receber a restituição logo nos primeiros lotes, em junho ou julho. 
Publicado no Jornal OTEMPO em 02/05/2011
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário