Powered By Blogger

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nutricionista dá dicas para o consumo do macarrão sem peso na consciência


Se comida tivesse redes sociais, com certeza o macarrão seria, de longe, o prato com mais seguidores! Ele está tão incorporado na vida das pessoas que, para grande parte das famílias,  domingo não é domingo se não tiver uma boa macarronada na mesa do almoço.
Hoje, 25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão e, para falar sobre algumas especificidades desta delícia, o site do Mais Você conversou com Daniela Meira, nutricionista e produtora de culinária do programa.
Veja o Workshop sobre massas e molhos
Dani inicia a conversa destacando a combinação entre a massa e os molhos. “Há quem prefira molhos encorpados para massas curtas, pois ele adere melhor. Ou molho branco para massas compridas e assim vai, mas o que realmente importa é você escolher a sua massa e combinar com o seu molho preferido. Macarrão é barato, democrático, pode ser diferente todos os dias e ainda pode ser feito sem glúten, com farinha integral, enriquecido com beterraba, espinafre, tinta de lula, feito com farinha de arroz, sem esquecer aquele tipo instantâneo, que sem o tempero que vem junto, pode ser uma solução para aqueles dias sem grana ou com pressa”, explica Daniela.
Confira receitas de: Massa Fresca; Fusilli; Macarronada Tradicional; Espaguete com Abóbora; Macarrão Assado; Salada Refrescante de Macarrão
Por causa da facilidade no preparo, por ser barato e estar na rotina das pessoas, é bom ficar atento à freqüência do consumo de macarrão. “O ideal é consumir o macarrão aliado a outros alimentos como legumes, fibras e proteínas, pois estes alimentos façam com que o carboidrato seja digerido de uma forma saudável. O carboidrato puro é absorvido pelo organismo muito rapidamente. Misturado a outros nutrientes, faz o processo ficar mais lento. Você não fica com fome mais depressa e seu nível glicêmico não atinge picos altos”, destaca a nutricionista.
Saiba quais são os dez mandamentos da dieta
“Outra coisa importante é com o tempo de cozimento. Você já ouviu falar em cozinhar al dente, não é? Então, além da massa ficar mais gostosa al dente, se você deixá-la cozinhar demais, facilita a transformação do carboidrato em glicose, ou seja, a pessoa acaba ingerindo mais açúcar”, orienta Daniela.
Aprenda: Massas para Iniciantes; Torresmo de Macarrão; Macarrão Festivo; Macarrão de PizzaRisoto de Macarrão; Macarrão de Praia; Macarrão Orciollo; Salada de Macarrão Caprese e Macarrão Fome Zero


Dicas finais:

Idade
Quanto mais jovem a pessoa é, melhor a digestão da massa. Já o idoso deve consumir com menos frequência o prato, pois não tem a mesma capacidade de absorção do carboidrato.

Horário
O ideal é comer durante o dia, pois à noite o metabolismo é mais lento e a energia não é gasta. É só transformada em gordura e estocada no corpo.

Atividade física
Para quem faz exercícios físicos é recomendável comer massa para ter energia para a atividade. Sedentários podem comer mas com equilíbrio.
Dieta
Mesmo que você esteja fazendo alguma dieta, pode comer macarrão. Um prato com legumes é o ideal! Mas não pegue o segundo prato, ok?

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário