segunda-feira, 30 de maio de 2011

Borboletas fecham as asas para não serem asse- diadas, aponta estudo






Pesquisadores japoneses descobriram que as borboletas fêmeas têm um mecanismo para não sofrerem assédio sexual por parte dos machos. Elas “descobriram” que quando fecham suas asas, que tem desenhos brilhantes e chamativos, se tornam menos visíveis para os machos. As impressões dos cientistas foram publicadas em um artigo na última edição da revista especializada Ethology.
Coordenado por Jun-Ya Ide, do Instituto de Tecnologia Kurume, em Fukuoka, o estudo concluiu que a espécie Lycena phlaeas normalmente fechava as asas ao perceber que outras borboletas da mesma espécie se aproximavam.
Após analisar o comportamento das borboletas, Ide percebeu que as fêmeas que haviam acabado de copular, fechavam suas asas para evitar que fossem machucadas pelas insistentes tentativas por parte dos machos. Já as fêmeas virgens, que tinham vontade de copular, mantinham suas asas abertas para ficarem mais visíveis.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Conselho libera acesso de advogado a processo digital












A implantação dos processos judiciais eletrônicos, em substituição aos autos em papel, vem gerando uma série de discussões sobre o acesso a esses documentos. Na tarde de ontem, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu que os advogados podem consultar livremente os autos digitais, inclusive aqueles nos quais não atuam. Ou seja, não precisarão de autorização prévia de um juiz. Para acessar um processo eletrônico, basta apenas credenciamento prévio em um tribunal. As únicas exceções são as ações em sigilo ou segredo de Justiça.
O CNJ analisou um procedimento apresentado pela seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) contra atos do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) e do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região. Normas internas de ambas as Cortes exigiam autorização prévia de um juiz para que um advogado sem procuração pudesse acessar um processo eletrônico. Profissionais que quisessem ver ações das quais não fossem parte precisavam fazer antes uma petição ao tribunal, explicando os motivos do interesse. Após autorização do juiz, o advogado receberia uma senha temporária para pesquisar apenas o processo em questão.
A OAB argumentou que essa exigência fere o princípio da publicidade, expresso no artigo 37 da Constituição Federal. "Faz parte do cotidiano do advogado consultar processos nos quais não atua", argumenta o advogado Ronaldo Cramer, procurador-geral da OAB do Rio. "Hoje, qualquer pessoa tem acesso aos processos em papel, desde que não estejam em segredo de justiça."
Já o corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal André Fontes, diz que o acesso a qualquer processo eletronicamente, sem um controle prévio, acarreta riscos à intimidade, à privacidade e à segurança. "O que se quer é o acesso aos autos, mas não a todas as informações dos autos", afirma. Fontes alega que pessoas mal-intencionadas poderiam encontrar formas de acompanhar, on-line, a liberação de alvarás autorizando o pagamento de valores em ações judiciais. Ele defende ainda o controle do acesso a dados como contas bancárias, endereços residenciais, fotos e valores liberados para recebimento.
O CNJ entendeu que se aplicam aos processos eletrônicos a Resolução nº 121, editada pelo órgão, a Lei nº 11.419, que trata do processo eletrônico, e a prerrogativa do advogado de acesso aos autos. Para o presidente em exercício da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que defendeu a entidade no CNJ, organizações de classe de outras profissões também poderiam provocar o conselho para que se verifique uma forma de garantir a publicidade aos processos eletrônicos para todos os cidadãos.

Valor Econômico

terça-feira, 24 de maio de 2011

Doze empresas já querem produzir tablets no Brasil

Preço final pode cair entre 31% e 36% para o consumidor, promete o governo








Brasília. Doze empresas já se inscreveram para produzir tablets no Brasil. A informação foi divulgada ontem pelo ministro da Ciência e da Tecnologia, Aloizio Mercadante. São elas: Positivo, Envision, Motorola, Samsung, LG, Itautec, Sanmina, Foxconn, Compalead, Semp Toshiba, Aiox e MXT. O interesse desses fabricantes é decorrente dos benefícios fiscais anunciados pelo governo para incentivar a produção desses equipamentos no país. A primeira promessa do governo foi formalizada ontem, por meio da publicação da Medida Provisória (MP) nº 534 no "Diário Oficial da União".

A MP reduz de 9,25% para zero a alíquota de PIS/Cofins sobre tablets, o que tem um impacto direto de 31% no preço final, nas contas do ministro da Fazenda Guido Mantega. Na Semana passada, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que a queda seria de 36%. A medida é a primeira providência do governo na desoneração do segmento. Nos próximos dias, deve ser publicada a portaria interministerial que formalizará a inclusão da cadeia produtiva dos tablets no Processo Produtivo Básico (PPB), o que elevará o porcentual da redução do preço dos produtos para até 36%. Os tablets serão enquadrados como "microcomputador portátil, sem teclado físico, com tela sensível ao toque". Com a criação de um enquadramento específico, terão os mesmos benefícios de isenção de PIS e Cofins aplicados para fabricação de computadores, já inseridos na Lei do Bem.

Ao passar a fazer parte do PPB, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os tablets cairá de 15% para 3% em alguns Estados. A redução do ICMS, por ser um imposto estadual, ficará a cargo de cada Estado que aderiu ao PPB. Haverá ainda redução do Imposto de Importação (II), mas os porcentuais ainda não foram informados.

Para usufruir dos benefícios, os fabricantes terão de usar, inicialmente, 20% de componentes fabricados no Brasil. Até 2014, a ideia, segundo Mercadante, é que o patamar de conteúdo local seja aumentado para 80%. "Vamos substituir as importações. Não queremos ser apenas montadores de tablets", disse.

O ministro comparou o processo de produção de tablets no Brasil ao setor automobilístico. "Esperamos que aconteça com os tablets o que ocorreu no setor automobilístico: as montadoras trouxeram o resto", disse. A taiwanesa Foxconn, que produzirá iPhones e iPads no Brasil, segundo Mercadante, fará a integração vertical de toda a cadeia e, até o final de julho, deve iniciar a produção de tablets no país. A previsão de Mercadante é que até outubro entre em funcionamento uma fábrica de semicondutores no país.

Outra vantagem da produção local de tablets, destacou o ministro, é a redução do déficit da balança comercial na área de equipamentos de informática, que hoje está na casa dos US$ 11,5 bilhões. 


Expectativa
Preço deve começar a cair em setembro
O consumidor deve começar a encontrar tablets com preços menores a partir de setembro. O professor de planejamento tributário da Trevisan Escola de Negócios, Fábio Garcia da Silva, explica que este é o tempo para que as empresas se adequem às normas, como ter 20% de componentes produzidos no Brasil, e também para que novas empresas iniciem a produção no país. Ele diz que, atualmente, o país produz poucos componentes e que essa fabricação deve aumentar gradativamente. "Produzimos componentes plásticos, por exemplo, mas não os eletrônicos. Se conseguirmos atrair, por exemplo, um fabricante de telas, seria ótimo", afirma.

Na avaliação do especialista, as medidas foram acertadas e devem tornar o Brasil atrativo para as empresas. "Vai ficar muito atraente produzir aqui tanto para abastecer o mercado interno, quanto para exportar para a América do Sul", afirma.

O professor afirma ainda que a renúncia fiscal pode resultar em aumento de arrecadação, com mais gente comprando tablets no mercado interno. "Hoje, muitos compram quando viajam para o exterior ou em sites de anúncio, deixando o governo brasileiro sem arrecadação", diz. (Ana Paula Pedrosa)

Pesquisa
Hábito de uso. Segundo a Nielsen, os tablets sãos mais usados: para ver TV; enquanto está deitado na cama; com amigos/família; no banheiro; em reuniões
Avanço
Mercado de Smartphones cresce 85%
SÃO PAULO. No primeiro trimestre deste ano foram vendidos 427,8 milhões de dispositivos móveis de comunicação para usuários finais, um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2010. Desses aparelhos, 23,6% são smartphones – segmento que viu um expressivo aumento de 85% no número de unidades vendidas, alcançando quase 100,8 milhões no primeiro trimestre de 2011.

A venda de smartphones poderia ser ainda maior, mas o mercado acredita que alguns consumidores decidiram esperar pelo lançamento de aparelhos mais sofisticados que foram anunciados justamente durante o período da pesquisa.

No mercado de celulares em geral, a líder Nokia continua a perder terreno – teve queda tanto no número absoluto de unidades vendidas (107,6 milhões contra 110,1 milhões) quanto em fração do mercado (25,1% contra 30,6%).
Novidade
Vendas do iPad 2 devem começar na sexta-feira
SÃO PAULO. O iPad 2, da Apple, deve chegar ao varejo brasileiro na próxima sexta, dia 27. Os aparelhos já estão nos estoques dos varejistas para que a comercialização comece ainda de madrugada, como aconteceu com a primeira versão do iPad. A expectativa é que as vendas aconteçam nos canais on-line e no varejo físico. A assessoria da Apple não foi localizada para comentar sobre o lançamento.

A informação da chegada do iPad 2 ao varejo coincide com a publicação da medida provisória de desoneração para os tablets produzidos no Brasil, publicada ontem.

Com o tratamento tributário especial, o custo do tablet brasileiro vai se equiparar ao importado, diz o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Com isso, o custo dos tablets no Brasil fica igual ao custo do tablet feito lá fora, de modo que torna o Brasil atraente para fabricação", afirmou.

Mantega afirmou ontem que a isenção fiscal dos tablets irá colocar o Brasil em igualdade com outros países, além de tornar o país atraente para a fabricação desses componentes.

Publicado no Jornal OTEMPO em 24/05/2011

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Preço do álcool será vantajoso até o fim desta semana

Expectativa é que nos próximos dias etanol volte a custar 70% da gasolina
Publicado no Jornal OTEMPO em 19/05/2011





ANA PAULA PEDROSA
 
Até o fim da semana, abastecer com álcool voltará a ser vantajoso em Belo Horizonte. A expectativa é do presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda. Para valer a pena, o etanol tem que custar, no máximo, 70% do preço da gasolina.

"A queda nos preços tem sido constante nas últimas semanas", afirma. Ele completa que, neste cenário, a demanda por álcool deve crescer, já que os donos de carros flex devem voltar a optar por este combustível. No posto Duas Pátrias, no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital, a proporção é quase a ideal. Ontem, o álcool custava R$ 1,939, ou 74% do preço da gasolina. O preço era 15% menor do que o cobrado na semana passada. Já a gasolina, teve queda de 4%.

Segundo a funcionária Késsia Costa, desde que o preço caiu, a fila para abastecer cresceu. "A tendência para as próximas semanas é baixar ainda mais. Fazemos pesquisa e nossa meta é ser o posto mais barato da região", afirma.

Em outros postos da cidade, a queda de preços também tem sido acentuada nos últimos dias. No posto Trancoso, no bairro Santa Cruz, o etanol está custando R$ 1,899, valor 16% menor do que na semana passada. A gasolina, vendida a R$ 2,629, estava 2,5% mais barata. A proporção de preços entre os dois combustíveis é de 72%.

REDUÇÃO. O presidente da Petrobras Distribuidora (BR), José Lima de Andrade Neto, disse ontem que a companhia poderá voltar a reduzir seus preços de venda da gasolina e do álcool hidratado (combustível) para seus postos. Isso será possível, segundo ele, com a perspectiva de os preços do álcool continuarem em queda. Na semana passada, a BR reduziu em 6% os preços da gasolina e 13% os do álcool para seus postos revendedores.

"Como tendência, como a safra está entrando e os preços ainda continuam em processo de queda, então, assim que houver um momento que a gente julgue adequado fazer uma nova redução, provavelmente faremos", destacou Lima Neto. (Com agências)
Petrobras vai cortar investimento
Rio de Janeiro. O Conselho de Administração da Petrobras exigiu que a empresa revise seu Plano de Negócios no período 2011-2015 e corte cerca de US$ 35 bilhões em investimentos, segundo fontes da estatal. O pedido foi acompanhado de orientações expressas do governo federal para que não haja aumento de preços de gasolina e diesel, que representam 60% da receita da estatal. Sem poder reajustá-los, a empresa terá menos recursos disponíveis para realizar seus investimentos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cruzeiro é eleito o melhor time brasileiro do século 20, segundo a IFFHS

Levantamento foi divulgado nesta sexta-feira no site oficial da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol
GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte













O Cruzeiro é o melhor time brasileiro do século 20. Um levantamento realizado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), que baseou o estudo qualificando os clubes da América do Sul que disputaram competições internacionais no século passado, a exemplo do que fez na Europa, coloca o clube mineiro como o melhor do país no período. As informações estão publicadas no site oficial do time celeste.

Dono da taça em sete competições sul-americanas no século passado (Taça Libertadores da América 1976 e 1997, Supercopa dos Campeões da Libertadores da América 1991 e 1992, Recopa Sul-Americana 1998, Copa Ouro 1995 e Copa Master da Supercopa 1995), o Cruzeiro soma 295,5 pontos e ocupa o sétimo lugar da lista, que tem o Peñarol como líder, com 531 pontos. O São Paulo é o segundo clube brasileiro da lista, com 242, e o Palmeiras vem em seguida, com 213.

No entanto, o Fluminense, do Rio de Janeiro, acabou ignorado da lista. No período, a equipe carioca disputou as Libertadores de 71 e 85, além da Copa Conmebol em 1992 e 93. De acordo com os critários de pontuação, o Tricolor das Laranjeiras estaria com 49 pontos, na frente do Botafogo, que é o 37º no ranking.

Confira a relação dos dez primeiros e os brasileiros:


Times Pontos
1 - Peñarol-URU 531
2 - Independiente-ARG 426,50
3 - Nacional-URU 414
4 - River Plate-ARG 404,25
5 - Olímpia-PAR 337
6 - Boca Juniors-ARG 312
7 - Cruzeiro 295,50
8 - São Paulo 242
9 - América de Cáli-COL 220
10 - Palmeiras 213
11 - Flamengo 200
14 - Grêmio 157
16 - Santos 140
19 - Vasco 109,50
22 - Atlético-MG 95,50
31 - Corinthians
31 - Internacional
60
37 - Botafogo 34
52 - CSA-AL 14
54 - Bahia 12
56 - Sampaio Corrêa-MA
56 - São Raimundo-AM
10
72 - Vitória-BA
72 - Paraná Clube
72 - Criciúma
4
89 - Bragantino 2

 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Cruzeiro é o quarto melhor colocado em novo ranking da Conmebol

Na primeira posição aparece a LDU; O Internacional é o melhor brasileiro figurando no segundo posto; Atlético aparece em 45º lugar

Siga em: twitter.com/super_fc










A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou a atualização de seu ranking de clubes. A nova lista da entidade leva em consideração a Libertadores, Sul-Americana, a Recopa e também o Mundial de Clubes e a Copa Suruga, torneio disputado entre o vencedor da Copa Sul-Americana e um campeão da Ásia.
Na liderança do ranking, a Liga Deportiva Universitária de Quito (LDU) aparece com 538.23 pontos, seguido pelo Internacional, melhor clube brasileiro com 529.66, o argentino Estudiantes de La Plata, campeão da Libertadores em 2009, com 472.66, e o Cruzeiro, quarto colocado na lista com 304,2 pontos.
A Raposa está a frente de clubes como Libertad-PAR, os tradicionais Boca Juniors, São Paulo e Vélez Sarsfield. O Fluminense é o terceiro brasileiro melhor colocado da lista da Conmebol figurando na 9ª posição.
Já o Atlético aparece na 45ª posição com 63.92 pontos, a frente de equipes como Unión Española-CHI, Pachuca-Mex, Oriente Petrolero-BOL e Alianza Lima, do Peru. O Galo voltou a disputar uma competição internacional na última temporada após 10 anos de espera.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para participar de jogo no Facebook, jovem cai do 7º andar, na Austrália

DA REDAÇÃO
www.twitter.com/Otempoonline
 
 
 
 
 
Um jovem australiano de 20 anos caiu do parapeito do sétimo andar de um prédio na tentativa de tirar uma foto para postar em seu Facebook. O caso aconteceu em Brisbane, na Austrália.
De acordo com informações da polícia, ele participava de uma brincadeira chamada de 'planking', ou o 'jogo dos deitados', que atrai milhares de usuários da internet e tem mais de 90 mil seguidores em uma de suas páginas.
A proposta da brincadeira é de que os internautas tirem fotos de si mesmos deitados, posando de 'tábua', nos mais inusitados cenários.
O jovem tentou se equilibrar em uma mureta de apenas 5 cm de largura. Ainda de acordo com a polícia local, os jogadores já foram alertados para o risco da brincadeira, que tem ficado cada vez mais perigosa com a busca de fotos inusitadas em locais inadequados.
 

Cruzeiro retoma a hegemonia em Minas e é o novo campeão Mineiro






GUILHERME GUIMARÃES
Siga em: twitter.com/super_fc
 
Pela primeira vez na história, Cruzeiro e Atlético decidiram o Campeonato Mineiro na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Em um jogo muito disputado, a Raposa conseguiu reverter o resultado do último jogo e venceu o arquirrival por 2 a 0, em uma tarde mais do que azul. Wallyson e Gilberto fizeram os gols celestes, para a alegria da torcida cruzeirense, espalhada por todo o Brasil.
O Cruzeiro entrou mais “pilhado” no clássico, pressionando o Atlético, que até esboçou um equilíbrio antes dos 15 minutos da etapa inicial. Mas, era a Raposa que dominava as ações do jogo. Mesmo com o domínio, o time celeste não conseguia ser efetivo no ataque e pecava na hora da de finalizar. O abuso dos cruzamentos da intermediária, sem ter um atacante referência dentro da área, era um dos erros do time celeste, que não conseguia ultrapassar a meta de Renan Ribeiro.
O Atlético tentava sair da marcação do Time da Toca da Raposa, mas sempre parava nos zagueiros Gil e Victorino, que no começo da partida atuavam de forma impecável, sem dar espaços aos atacantes do Galo.
Aproveitando o bom momento, Roger, aos 22 minutos, recebeu um cruzamento que veio da direita. Na oportunidade, o meia chutou fraco. Era a chance da Raposa abrir o placar.
A resposta do Galo foi imediata. Aos 23 minutos, o atacante Magno Alves conseguiu se livrar da marcação de Gil, ajeitou a bola, mas na hora do chute, pegou mal na bola, que foi por cima do gol de Fábio.
Aos 28 minutos o zagueiro alvinegro, Leonardo Silva, levou o cartão amarelo por cometer falta dura em cima de Marquinhos Paraná. Na cobrança do tiro livre, feita por Roger, Renan Ribeiro fez uma ótima defesa.
Aos 29, foi a vez de Mauricio Victorino levar o amarelo. O defensor fez falta em Magno Alves, que tentava avançar pela direita do ataque atleticano.
Aos 32 minutos, em uma arrancada do Galo, Magno Alves, com boa apresentação no ataque do Galo, quase abriu o placar. Em cima do lance, Gil fez o corte.
Aos 36, em um erro da defesa do Atlético, Gilberto avançou pela esquerda e tocou para o meio da área, mas o lateral-esquerdo Guilherme Santos fez o corte providencial. No calor do jogo, aos 37 minutos, Gilberto e Mancini foram repreendidos pelo árbitro Wilson Luis Seneme, por conta de um princípio de desentendimento.
Aos 39 Giovanni Augusto, recebendo passe de Guilherme Santos, que aparecia mais para o jogo, quase marcou o primeiro gol do Galo. Mas, o chute que foi perigoso, passou do lado da meta celeste.
Os cinco minutos finais foram mais disputados, com o Cruzeiro diminuindo suas investidas e o Atlético ponderando mais o jogo. Este equilíbrio se evidenciou, pelo menos no scout de desarmes Ao final da primeira etapa, 17 para cada lado.
Aos 45 minutos, Mancini recebeu o amarelo por criticar o árbitro da partida. “É de casa”, teria dito o avançado ao juiz, Seneme, que não deu mole para o atacante alvinegro e aplicou o cartão. Aos 49 minutos, Serginho deu uma “voadora” em Henrique e, também, foi amarelado.
Segundo tempo
Na segunda etapa, Dorival Júnior resolveu mexer no time. O treinador alvinegro fez duas mudanças, ainda no intervalo, no meio-campo do Galo. Ele sacou Mancini, que já estava amarelado, e colocou o volante Richarlyson. No lugar de Renan Oliveira, colocou o garoto Leleu. O comandante preto e branco tentava acertar a meia cancha de seu time, para dar mais mobilidade ao setor.
Mesmo com as mudanças, o Cruzeiro tinha mais a posse de bola. Aos 6 minutos, Gil se projetou na área, após cobrança de escanteio, cabeceou a bola, que, caprichosamente, saiu por cima do gol de Renan Ribeiro.
Precisando do resultado, o Cruzeiro foi pra cima. Aos 11 minutos, Roger perdeu uma grande chance. Em um contra-ataque fulminante, Thiago Ribeiro serviu o companheiro, que, posicionado no meio da área, de frente para Renan Ribeiro, chutou pelo lado esquerdo da meta alvinegra. A torcida foi à loucura.
Aos 18 minutos, Cuca resolveu ir para o tudo ou nada. Ainda com o 0 a 0 no placar, o técnico Cruzeirense, que até então não tinha mexido no time, tirou Éverton, que jogava na lateral, e colocou o atacante André Dias. Gilberto passou a atuar na esquerda.
Mas, aos 21 minutos, um susto para o Cruzeiro. Leandro Guerreiro perdeu a bola no meio-campo e, Magno Alves, que estava atento, pegou a sobra. O atacante alvinegro subiu ao ataque e, livre de marcação, soltou uma bomba em direção ao gol, de Fábio. O arqueiro celeste, atento no lance, fez a defesa em dois tempos.
O Cruzeiro dominou praticamente o jogo todo. Dava poucas chances ao Galo. Aos 24 minutos, mesmo sem ângulo, Renan Ribeiro precisou fazer outra grande defesa. Dessa vezm em uma avançada de André Dias. O Cruzeiro era só pressão.
No contra-ataque, o time preto e branco fazia o que podia e tentava acertar o seu jogo. Com Richarlyson e Leleu, o Galo segurava as investidas do Cruzeiro. E, em um lance rápido, de roubada de bola, Bernard chegou a ficar cara a cara com Fábio. Mas, o Atlético não tinha a tranquilidade para finalizar.
Nos últimos minutos o Atlético ganhou corpo e começou a sair jogando e, claro, chegando à frente com muito perigo. Por isso, Cuca resolver mexer mais duas vezez. Fabrício entrou no lugar de Henrique, para dar mais gás na meia cancha celeste. E, o zagueiro Léo, entrou no lugar de Roger, que cansou.
Aos 28 minutos, Fábio salvou a Raposa. O goleiro fez uma defesa espetacular. No lance, Magno Alves perdeu a melhor chance do Atlético no jogo. Após driblar o arqueiro celeste, Magnata, ainda conseguiu, de forma milagrosa, ser desarmado pelo camisa 1 celeste. Um lance fenomenal. Era o início da arrancada azul em busca do título.
Aos 30 minutos, Wallyson resolveu a parada. O atacante recebeu lindo passe pela esquerda, dominou, penetrou na área e arrematou para o gol. O lance levantou a torcida, que lotou a Arena do Jacaré.
Mesmo com o gol, o Cruzeiro continuava no ataque. Thiago Ribeiro, que avançava ao ataque, sofreu falta de Serginho, o último defensor alvinegro. Seneme aplicou, por conta da infração, o cartão vermelho no volante alvinegro. Aí, a fatura foi liquidada. Com um a mais, Gilberto, aos 42 minutos, aproveito a oportunidade e acabou com o sonho dos atleticanos em comemorar o bi. Com um chutaço, o lateral do Cruzeiro fez o gol que tirou todas as esperanças alvinegras. Na comemoração, o atleta desabafou em frente ao banco de reservas do Galo.
Logo após o gol, o lateral esquerdo-celeste, foi expulso.
E o jogo terminou assim. Em um completo domínio azul, o Cruzeiro levantou o seu 36º título mineiro. Festa azul em Minas Gerais.
 

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Homem é roubado durante ida ao banco e perde mais de R$ 30 mil em Barbacena

TABATA MARTINS
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

Um homem de 49 anos foi roubado enquanto ia ao banco fazer um depósito nessa quarta-feira (11) em Barbacena, na região Central de Minas Gerais.
De acordo com a Polícia Militar,  a vítima se deslocava até uma agência no centro da cidade, quando foi abordada por dois homens armados e usando capacetes. Após anunciar o assalto, a dupla fugiu levando uma malote de dinheiro que o homem transportava com a quantia de R$ 34.700,00 em dinheiro.
Segundo os militares, depois de pegar o dinheiro, os suspeitos fugiram em uma moto no sentido do bairro Pontilhão e, até a manhã desta quinta-feira (12), ainda não haviam sido localizados. Ninguém ficou ferido.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Policiais civis iniciam greve por tempo indeterminado em Minas Gerais

FELIPE REZENDE
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
 
 
 
 
 
 
Como já havia sido anunciado, os policiais civis de Minas Gerais estão em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (10). Segundo a categoria, a paralisação será parcial e os atendimentos emergenciais serão realizados normalmente.
"Por se tratar de um órgão que cuida da segurança da sociedade, não podemos parar totalmente", disse o secretário geral do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol-MG), Cláudio de Souza Pereira.
Segundo ele, serviços como emissão de carteira de identidade e ocorrências policiais serão feitos com escala de 50% de profissionais. "Estamos alertando as pessoas para lavrarem as ocorrências na Polícia Militar", orienta Pereira. Ele ressalta que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) também deverá operar com metade do efetivo.
As principais reivindicações são equiparação salarial, melhores condições de trabalho e ampliação dos quadros. "Precisamos de pelo menos mais 12 mil policiais para fazermos um trabalho digno", afirmou Pereira.
Outras corporações
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fazem assembleia nesta quarta (11) sobre a campanha salarial. A categoria pede piso de R$ 4 mil.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Durante churrasco do Dia das Mães, padrasto esfaqueia e mata enteado em Barbacena

TABATA MARTINS
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline




O que era para ser um momento de confraternização entre familiares no dia em que é comemorado o Dia das Mães, terminou em morte neste domingo (8) em Barbacena, na região Central de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, durante um churrasco no bairro Nova Cidade, um jovem, de 23 anos, foi esfaqueado pelo padrasto, de 43.
Segundo os militares, a vítima foi atingida por uma facada no lado direito do abdome e socorrida com vida para a Santa Casa da cidade, mas não resistiu ao grave ferimento e morreu. Conforme a polícia, antes da agressão, enteado e padrasto haviam brigado e a facada teria sido uma resposta a um soco que a vítima deu no rosto do agressor.
Ao perceber que havia ferido seriamente o enteado, o homem foi em casa, pegou uma mochila com roupas e fugiu a pé. Apesar de já ter sido feito intenso rastreamento em diversas localidades de Barbacena, até a manhã desta segunda-feira (9), o suspeito ainda não havia sido localizado.
A faca utilizada no crime foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Barbacena. Ainda de acordo com a PM, foi a mãe do jovem que acionou a polícia, enquanto seu filho era atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Jovem motociclista morre após chocar-se em carreta - Barbacenaonline

Jovem motociclista morre após chocar-se em carreta - Barbacenaonline

Deixar o dinheiro aplicado é mais vantajoso que comprar



Crédito imobiliário mais fácil fez preço de apartamentos e de casas disparar
LETICIA VILLAS
O crédito está mais fácil e, em decorrência disso, a procura por aquisição de imóveis está alta e força uma valorização grandiosa das unidades habitacionais. Por isso, pagar os juros praticados nos financiamentos imobiliários pode não ser um bom negócio. Segundo o coordenador do MBA em Negócios Imobiliários da FGV/IBS, Pedro Seixas, fazendo um análise a frio, alugar é um negócio melhor do que comprar. "Os juros que são pagos hoje em um financiamento imobiliário são muito altos se comparados ao valor pago pelo aluguel de um imóvel residencial", diz.
O economista da Tendências Consultoria, Sílvio Campos Neto, concorda e acrescenta. "Hoje, estimular o financiamento imobiliário é uma política de governo. Acredito que, em dois ou três anos, não haverá mais recursos na poupança para esse tipo de empréstimo", diz. Pedro Seixas faz as contas. "O valor do aluguel corresponde a cerca de 0,5% do valor do apartamento. É muito fácil conseguir um rendimento acima disso no mercado, que hoje em dia é o que paga a poupança".
É assim que pensa o administrador de empresas Guilherme Baeta. "Fiz as contas. O aluguel de um imóvel de R$ 450 mil custa hoje cerca de R$ 1.500. Esse dinheiro investido a 0,7% rende R$ 3.150 ao mês. Dá para pagar o aluguel e ainda ficam R$ 1.650 de troco, que paga todas as despesas do imóvel e ainda sobra", afirma.
Mesmo com o reajuste alto dos aluguéis nos últimos 12 meses, que ultrapassou o valor da inflação, Baeta acredita que continua valendo a pena. Ele deixa o dinheiro que poderia aplicar na compra de um imóvel no banco em uma aplicação que rende mais do que o valor que paga hoje de aluguel em um apartamento no bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Sílvio Neto explica que os juros para financiamento de um apartamento hoje giram em torno de 10% ao ano. "Por isso, se a pessoa possui parte do recurso e vai financiar o resto, a conta tem que ser muito bem feita. Na aplicação, há cobrança de taxa de administração e imposto de renda, o que pode torná-la mais cara".
Segurança
Tradição. Especialistas explicam que, no raciocínio dos brasileiros, o aluguel entra como despesa e o financiamento entra como investimento. A meta dos brasileiros é sempre sair do aluguel e o governo incentiva.
Emocional
Decisão deve levar em conta outros fatores da família
O coordenador do MBA em Negócios Imobiliários da FGV/IBSS, Pedro Seixas, explica, porém, que essa é uma análise fria, feita levando-se em conta somente o ponto de vista financeiro. "Se olharmos assim, claro que o aluguel é muito mais interessante", diz, citando o valor de 0,5% do valor do imóvel cobrado normalmente nesse tipo de negócio e comparando com as taxas de rendimento conseguidas em instituições bancárias.
Ele explica ainda que comprar um imóvel deixa o valor "preso". Se for preciso usar o dinheiro para alguma coisa urgente, vai ser difícil conseguir vender o apartamento ou casa rapidamente e ainda corre-se o risco de vendê-lo por um valor abaixo do mercado. "O rendimento desse valor na poupança pode pagar o aluguel e o dinheiro fica disponível para emergências, não está imobilizado", afirma.
"Além disso, é preciso analisar se, com o valor disponível, é viável alugar imóvel de igual qualidade ao que se pretende comprar, por custo razoavelmente menor", continua o professor.
Mas, nessa decisão, também está envolvido o planejamento familiar. "O momento que a pessoa está passando na vida influencia muito. Um casal que acabou de se casar, por exemplo, tem que analisar se já tem condições de comprar um imóvel no qual vai querer passar o resto da sua vida. É preciso haver um bom planejamento e contas bem feitas para tomar uma decisão", finaliza. (LV).
Publicado no Jornal OTEMPO em 09/05/2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Looke TV, rádio e TV via internet em um único aparelho









Marcell Almeida Para o TechTudo

Existem inúmeros dispositivos que são capazes de acessar programas de rádio na internet, o que permite que você escute emissoras de vários países diferentes. No entanto, o Lookee TV é o primeiro aparelho que é capaz de receber streaming de rádio, streaming de vídeo e ainda conseguir a tradicional rádio FM.

O Lookee TV dá acesso a mais de 1.400 canais de TV e mais de 3.000 estações de rádio, incluindo podcasts, tudo através de uma rede Wi-Fi. Ao se conectar, você poderá separar os canais por região, gêneros, línguas, palavras chaves e ainda poderá salvar os seus favoritos.

Além de tudo isso, você também poderá usá-lo como despertador. O aparelho permite que você configure dois tipos de alarmes em horários diferentes e também oferece a função de escolher se você quer acordar com uma música, rádio da internet, rádio FM, ou até mesmo a clássica campainha.

O Looke TV também toca vídeos, arquivos de áudio e pode mostrar fotos e imagens diretamente de cartões de memória SD/MMC. A tela para visualizar os vídeos e imagens tem 4,3 polegadas e conta com uma resolução de 480x272 pixels.

Este gadget suporta vários formatos diferentes de vídeo (AVI, FLV, MKV, WMV), áudio (MP3, AC3, FLAC, WAV e WMA) e imagem (JPEG, PNG E GIF).

Em outubro do ano passado, o Lookee TV venceu milhares de concorrentes durante uma feira de eletrônicos em Hong Kong, e ganhou o Prêmio de Ouro 2010 de Inovação e Tecnologia da HKEIA (Hong Kong Electronic Industries Association).
O Lookee TV custa US$199,99 e pode ser comprado diretamente em seu site oficial.

 

'Exame da OAB é tão difícil que, hoje, eu não passaria', diz desembargador

Só quem passa na prova pode exercer a advocacia.
G1 ouviu opiniões de juristas, advogados e estudantes de direito.





O adiamento da divulgação do resultado da prova do Exame de Ordem da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, aumentou a expectativa de mais de 26 mil bacharéis em direito. Eles esperam passar na prova para obter o certificado que garante o direito de exercer a profissão de advogado. O resultado da segunda fase, que seria anunciado no final de abril, será divulgado no próximo dia 20, e a lista dos aprovados sairá no dia 26. Muitos candidatos afirmam que o Exame de Ordem está cada vez mais difícil. O índice de reprovação chegou a quase 90% na última edição.
“As provas da OAB estão num nível de dificuldade absolutamente igual às da defensoria do Ministério Público e, se bobear, da magistratura”, diz o desembargador Sylvio Capanema, ex-vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (assista ao vídeo acima). “Posso dizer com absoluta sinceridade que eu, hoje, não passaria no Exame de Ordem.”

São realizadas três edições do exame por ano, cada uma com duas fases. A taxa de inscrição para cada edição é de R$ 200. A prova é organizada pela Fundação Getulio Vargas. A edição mais recente, a 2010.3, teve 104 mil inscritos na primeira fase, composta por 100 questões de múltipla escolha, e só 26% dos candidatos passaram para a segunda fase, que teve perguntas com respostas dissertativas.
Em março, a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado rejeitou por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propunha considerar o diploma de curso superior como comprovante da qualificação profissional e extinguiria o Exame de Ordem.
Na defesa da importância da prova, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, disse que o maior problema é a baixa qualidade do ensino jurídico no país. “Cerca de 70% dos alunos formados por universidades públicas e particulares de boa qualidade passam no exame. O problema são as faculdades ruins, de fundo de quintal", disse Cavalcante. Hoje, segundo ele, há 1,3 milhão de bacharéis em direito no país sem inscrição na OAB. E apenas 700 mil profissionais aptos a advogar. O Ministério da Educação registra 1.164 cursos superiores de direito no país.
Obrigatoriedade divide opiniões
A obrigatoriedade do Exame de Ordem e o formato da prova geram muita discussão no meio jurídico. O G1 foi à feira Expo Direito, realizada na semana passada, no Rio, para ouvir as opiniões e sugestões de advogados, desembargadores, professores e estudantes de direito. Afinal, o exame de ordem é necessário para definir quem pode ou não exercer a profissão de advogado?
O desembargador Sylvio Capanema se diz contrário à constitucionalidade do exame. “Eu não consigo entender como é que o governo chancela um curso, outorga o grau de bacharel, o que significa reconhecer que o aluno está preparado para o exercício da profissão, e que ele ainda tenha que passar por um último teste, último desafio”, afirma. “As faculdades de direito ficam desmoralizadas, porque recebem um atestado de incompetência porque são capazes de lançar no mercado profissionais que não teriam condições de exercer a profissão.”
A advogada e professora de direito Tereza Rampinelli considera o Exame de Ordem necessário para uma boa qualidade da advocacia brasileira. “Infelizmente hoje muitas faculdades não estão cumprindo o que realmente o Ministério da Educação (MEC) determina e com isso cada vez mais os estudantes estão sendo prejudicados”, avalia. “E a sociedade vai ser prejudicada também, porque serão inseridas pessoas no mercado de trabalho que não vão ter uma consciência ética da profissão nem uma boa fundamentação jurídica para poder fazer com que o cliente seja amparado.”

Após eliminação, conquista do Mineiro vira obrigação para Montillo


 


 

 

 

 

 

 

 

 

Jogador quer conquistar seu primeiro título diante do arquirrival cruzeirense



Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte - Globo.com

Após a eliminação na Taça Libertadores, o meia Montillo deixou claro que não pensa em outra coisa que não seja a conquista do título mineiro pelo Cruzeiro. No domingo, a Raposa encara o Atlético-MG pelo primeiro jogo das finais do Campeonato Mineiro. A partida será em Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, e a Globo Minas mostra tudo, ao vivo, a partir das 15h50m (de Brasília).
O camisa 10 espera comemorar sua primeira conquista com a camisa celeste, já que o time perdeu a chance de voltar a conquistar a Libertadores.
- Em mata-mata você não pode errar. Ganhar o Mineiro é uma obrigação, pois acho que tínhamos time para conquistar os dois títulos – declarou.
Montillo defendeu os companheiros na derrota para o Once Caldas-COL, na última quarta-feira, e mostrou vontade para o primeiro jogo da final contra o arquirrival.
- Aqui ganhamos todos. Quando dá errado não é porque o Montillo jogou mal. Quero jogar bem no clássico. Temos que ganhar. Todos queremos revanche depois de ontem (quarta-feira). Estou tranquilo, pois sempre tento fazer o melhor. Às vezes as coisas saem bem, às vezes mal.

 

Orientações do Corpo de Bombeiros Militar-MG para o uso correto do Botijão de Gás

Mais de 90% dos acidentes são causados por problemas na instalação ou do uso incorreto do botijão e acessórios. Muitas das vezes, a população se esquece de efetuar a troca da mangueira e do registro de gás, peças que têm validade de cinco anos. Muitos fogões e equipamentos mais modernos têm válvulas que evitam o vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
Para que o cidadão saiba como detectar, prevenir e agir em situações de risco, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) oferece algumas orientações quanto à utilização correta do botijão de gás, seja na residência ou no estabelecimento comercial.
No manuseio do botijão de gás, observando-se os devidos cuidados, evitamos muitos acidentes. Estas informações e ações são muito importantes para facilitar o seu dia-a-dia. Não deixe de conferir.
Conheça os tipos de botijões e acessórios:




O P13 é o botijão mais conhecido, aquele que encontramos em qualquer residência. Já os cilindros P20 e P45 são mais utilizados por empresas, indústrias e comércio, bem como o P2 é utilizado geralmente em fogareiros, lampiões e maçaricos. 

Não pense que os acidentes só acontecem com os outros, fique atento e lembre-se: em caso de emergência ligue 193.

Fonte: BM5/CBMMMG

Médico continua a atender na rua

JAQUELINE ARAÚJO



Mesmo dois dias após ser demitido, o médico psiquiatra Alexandre Augusto Vianna, 40, mantinha ontem o atendimento na rua aos pacientes do Centro de Assistência Psicossocial de Vespasiano, na Grande Belo Horizonte. Ele foi afastado do cargo na terça-feira, segundo a prefeitura, por indisciplina.

Segundo o médico, como ele não foi comunicado oficialmente pela Secretaria de Saúde local, manteve o consultório improvisado do lado de fora para não prejudicar os pacientes. Ontem, havia fila no consultório improvisado.

Vianna disse que, desde outubro, denuncia a falta de médicos e de remédios no Caps, o que teria provocado retaliação. Em nota, a Secretária de Saúde informou que o médico foi afastado por chegar atrasado.

Publicado no Jornal OTEMPO em 06/05/2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mais de 800 pacotes de cigarro sem nota fiscal são apreendidos em Barbacena



MATEUS RABELO
 
Mais de 800 pacotes de cigarro sem nota fiscal foram apreendidos nesta quinta-feira durante uma abordagem na BR-040, em Barbacena, na Zona da Mata.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os maços de cigarro estavam dentro de uma caminhonete Toyota Hilux, que passava pela rodovia com destino a Ubá, quando foi parada em uma blitz, na altura do km 713.

Ainda segundo a PRF, na carroceria da caminhonete foram encontrados o total de 811 pacotes, com 8.110 maços de cigarros, que teria sido fabricado em Goiás.

O motorista da caminhonete, de 31 anos, foi detido em flagrante e levado para a Receita estadual de Barbacena, onde foi emitida uma multa de cerca de R$ 12 mil.

Sete pessoas são detidas durante operação policial em Barbacena

TABATA MARTINS
www.twitter.com/Otempoonline
 


Sete pessoas, entre elas cinco homens, uma mulher e uma adolescente, foram detidas durante uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (5) em Barbacena, na região Central de Minas Gerais.

De acordo com o Tenente-Coronel Milagres do 9º Batalhão da Polícia Militar da cidade, os detidos eram integrantes de uma quadrilha especializada em roubos a estabelecimentos comerciais, tráfico de drogas e falsificação de documentos.

Conforme o Tenente-Coronel, as abordagens foram feitas nas casas dos suspeitos, que estavam planejando um roubo de grande porte nos próximos dias. Com o grupo, a polícia apreendeu grande quantidade de cocaína e crack, uma balança de precisão, dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 7.65, carteiras de identidade falsificadas e certa quantia em dinheiro.

Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão desde às cinco da manhã desta quinta.

Ainda de acordo com a polícia, a quadrilha confessou ser a autora de pelo menos três roubos ocorridos em estabelecimentos comerciais de Barbacena. Entre o grupo, está pai, mãe e filha.

Todos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde as investigações serão finalizadas. Todo o material encontrado foi apreendido. 

Tempo de Serviço - Aluno Aprendiz

Bom pessoal, por muito tempo pesquisei sobre a possibilidade de contar como tempo de serviço o tempo no qual realizei cursos no SENAC. Cheguei até a propor uma ação Judicial de Justificação, porém não obtive êxito.
Mas como o tema me interessava diretamente continuei pesquesando a respeito do tema e um belo dia descobri que existe uma Instrução Normativa do próprio INSS que reconhece o tempo de Aluno Aprendiz do SENAC, SESI, SESC, etc, como tempo de contribuição.

Pois bem, sei que muitos realizaram cursos nestas instituições e podem contar este tempo como sendo tempo de contribuição para fins de aposentadoria, principalmente os funcionários públicos que além da aposentadoria, na maioria dos casos conta este tempo para aquisição de vantagens.

Para poder ajudar estes que tem tal direito passarei as instruções básicas:

1º O tempo a ser computado deverá ser aquele que o cidadão adquiriu antes Emenda Constitucional nº 20/98, ou seja, até 16 de dezembro de 1998;

2º  Deverá ser feito uma pestição fundamentando a mesma com a
INSTRUÇÃO NORMATIVA INSS/PRES Nº 27, DE 30 DE ABRIL DE 2008 e outras normas que poderão ser encontradas na internet através de pesquisa;

3º Providenciar uma certidão expedida pelo órgão, onde realizou o curso, para que seja encaminhada junto com a documentação ao INSS;

4º Providenciar uma declaração do Comandante/Chefe que comprove sua situação funcional;

5º Agendar um atendimento no INSS para aquisição de Certidão de Tempo de Contribuição, este agendmento poderá ser feito por telefone ou pela internet.

Após executado todas as fases é só aguardar a resposta do INSS que em média dura uns 15 dias.

Boa Sorte a todos.

Nilmar Galdino





quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fatos e versões sobre a morte de Osama bin Laden



RIO - A operação das forças americanas que matou o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, foi recebida como um grande êxito político e militar, mas à medida que se conhecem mais detalhes da ação sérias contradições também são reveladas. A própria Casa Branca lançou dúvidas ao mudar as versões iniciais dos relatos. Confira a seguir algumas das questões em aberto.

A morte de OsamaSegundo a última versão oficial, Bin Laden reagiu, mas não estava armado quando as forças americanas atingiram o terrorista com um tiro na cabeça. O relato contradiz a primeira versão oferecida pelo principal assessor de segurança de Obama, John Brennan, que assegurou que Bin Laden "estava envolvido no tiroteio.
- No quarto com Bin Laden, uma mulher, sua esposa, reagiu e foi atingida na perna, mas não morreu. Bin Laden, então, foi atingido na cabeça e morto. Ele não estava armado - disse Jay Carney, assessor de imprensa da Casa Branca, lendo comunicado oficial.
Ainda segundo as autoridades americanas, Bin Laden e a família estavam no segundo e terceiro andar da fortaleza, e o líder da al-Qaeda só foi morto nos dez minutos finais da ação.
Já um versão apresentada pela filha de 12 anos de Bin Laden dá conta que seu pai foi capturado vivo pelas forças americanas nos primeiros minutos da operação e foi executado na frente de familiares. Segundo ela, o líder da al-Qaeda estava no primeiro andar do complexo em Abbottabad, no Paquistão, quando a ação ocorreu.
Outro relato ainda afirma que o terrorista foi morto por um de seus guarda-costas para evitar que fosse capturado por forças americanas. Uma autoridade paquistanesa disse que, levando em conta a cena de batalha, seria impossível um tiro à queima-roupa por parte das forças americanas.

Mulher morta
Uma mulher foi morta durante ação, mas o governo americano corrigiu a informação, afirmando que não se tratava de uma esposa de Bin Laden. A nova versão do Departamento de Defesa diz que uma das mulheres do terrorista foi apenas atingida na perna quando atacou os militares americanos.
O relato divulgado por Carney indicou que a mulher morta fazia parte de outra família que morava no complexo e foi atingida no primeiro andar e não no terceiro, onde o terrorista estava escondido.
Nem o Departamento de Defesa nem Carney esclareceram quem seria a mulher que teria sido usada como escudo humano e morta no tiroteio, como constava de versão anterior.

Suposto prisioneiro
A administração Obama afirmou que apenas o corpo de Bin Laden foi levado do Paquistão. Mas altos oficiais paquistaneses afirmaram ainda à TV saudita Al Arabiya que, além do terrorista, uma segunda pessoa, possivelmente um filho de Bin Laden, foi levada pelas forças americanas. Alguns oficiais afirmam que o menino estava apenas ferido, outros dizem que ele foi morto durante a ação.

Operação em tempo real
As autoridades também mudaram a descrição de quanta informação Obama recebeu enquanto a operação transcorria no Paquistão. Na segunda, Brennan afirmou repetidamente que ele e outros puderam monitorar a situação "em tempo real". Mas Leon E. Panetta, diretor da CIA, disse em um programa de TV que "uma vez que as equipes entraram no complexo, houve um período de 20 a 25 minutos em que não sabíamos realmente o que estava acontecendo, e houve momentos tensos enquanto esperávamos por informações".

Crescem questionamentos sobre morte e sepultamento de Bin Laden

BERLIM/CINGAPURA (Reuters) - A morte de Osama bin Laden desarmado despertou temores de que os Estados Unidos possam ter ido longe demais ao agir como policial, juiz e carrasco do homem mais procurado do mundo.
Mas para vários líderes muçulmanos, a questão mais perturbadora é se o sepultamento do líder da Al Qaeda no mar foi contrário à prática islâmica.
A Casa Branca disse na terça-feira que Bin Laden havia resistido aos militares dos EUA que invadiram seu esconderijo na Paquistão, e que houve temores de que ele iria "se opor à operação de captura".
O porta-voz da Casa Branca Jay Carney se recusou a especificar que tipo de resistência Bin Laden ofereceu, mas acrescentou: "Esperávamos uma grande resistência e fomos recebidos com grande resistência. Havia muitas outras pessoas armadas... no complexo."
Helmut Schmidt, ex-chanceler da Alemanha Ocidental, disse à TV alemã que a operação pode ter consequências incalculáveis no mundo árabe em um momento de tensão na região.
"Está muito claro que foi uma violação da lei internacional", afirmou.
Essa visão encontrou eco no renomado advogado de direitos humanos australiano Geoffrey Robertson.
"Não é justiça. É uma perversão do termo. Justiça significa levar alguém ao tribunal, declará-lo culpado com base em provas e sentenciá-lo", disse Robertson ao canal Australian Broadcasting Corp, em Londres.
"Este homem foi submetido a uma execução sumária, e o que parece agora, após uma grande quantidade de desinformação da Casa Branca, é que pode ter se tratado de um assassinato a sangue frio."
Robertson disse que Bin Laden deveria ter ido a julgamento, assim como os nazistas da 2a Guerra Mundial foram em Nuremberg ou o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic foi perante ao tribunal de crimes de guerra em Haia após sua prisão em 2001.
Gert-Jan Knoops, especialista na lei internacional sediado na Holanda, disse que Bin Laden deveria ter sido preso e extraditado para os Estados Unidos.
"Os norte-americanos dizem estar em guerra contra o terrorismo e que podem abater seus adversários no campo de batalha", declarou Knoops. "Mas formalmente falando, este argumento não se sustenta."
SEPULTAMENTO NO MAR
Syed Ahmed Bukhari, clérigo muçulmano sênior de Nova Délhi, disse que as tropas dos EUA poderiam ter capturado Bin Laden facilmente.
"Os Estados Unidos estão disseminando a lei da selva em toda parte, seja no Afeganistão, no Iraque, no Paquistão ou na Líbia. As pessoas estão caladas há muito tempo, mas agora passou dos limites."
Son Had, porta-voz do Jema'ah Ansharut Tauhid, o grupo islâmico fundado pelo líder indonésio Abu Bakar Bashir, disse estar claro que Bin Laden se tornou um mártir.
"No islã, um homem que morreu... lutando pela sharia recebe a maior honraria dada a um homem abaixo da de profeta, ou seja, a de mártir. Osama é um combatente do islã, da sharia".
Mas para muitos líderes islâmicos a maior preocupação é o enterro de Bin Laden no mar, e não na terra. Seu corpo foi levado a um porta-aviões dos EUA onde militares disseram que ele foi sepultado no mar de acordo com os ritos islâmicos.
I.A. Rehman, funcionário da Comissão de Direitos Humanos do Paquistão, disse que o funeral é mais importante do que saber como Bin Laden foi morto.
"O fato de que não estava armado é menor... atrairá maior atenção saber se ele foi sepultado de forma islâmica. Tem surgido reações de clérigos muçulmanos segundo os quais ele não foi enterrado apropriadamente, e isto causará discussões durante algum tempo."

(Reportagem adicional de Jeff Mason em Washington; Michael Perry em Sydney; Alistair Scrutton em Nova Délhi; Rebecca Conway em Islamabad; Olivia Rondonwu em Jacarta; e Aaron Gray-Block em Amsterdã)

FMI: Brasil,Chile e outros 3 países têm risco de superaquecimento



SANTIAGO (Reuters) - Brasil, Chile, Peru, Colômbia e provavelmente o Uruguai estão expostos a riscos de superaquecimento, afirmou Miguel Savastano, vice-diretor para o Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), durante apresentação em Santiago nesta quarta-feira.
O FMI alertou na terça-feira que o fortalecimento do real era motivo de preocupação e que estava claro que algumas economias sul-americanas estavam superaquecendo.
Savastando disse ainda nesta quarta-feira que a América Latina deveria esperar mais repasses dos altos preços de matérias-primas às economias locais.

(Reportagem de Alonso Soto e Moisés Avila)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Gasolina está acima de R$ 3 em várias cidades mineirasGasolina está acima de R$ 3 em várias cidades mineiras

Maior valor foi encontrado em um posto de Poços de Caldas: R$ 3,329
A sua cidade pode não estar na lista das pesquisadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), mas pode ter algum posto que esteja cobrando mais de R$ 3, pelo litro da gasolina. Dos 67 municípios mineiros onde técnicos da ANP fazem o levantamento semanal de preços, em 41 deles a gasolina já passou de R$ 3. Em 32 delas o preço médio supera o patamar. Os dados foram apurados entre o dia 24 e 30 de abril.

O maior preço médio do Estado é em Diamantina, R$ 3,168, seguido por Governador Valadares, onde o litro da gasolina está em R$ 3,166. O maior valor da gasolina foi encontrado em um posto de Poços de Caldas por R$ 3,329.

O presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) e do Minaspetro, Paulo Miranda, afirma que o preço da gasolina não cai "exclusivamente" por causa do preço do álcool anidro, que corresponde a 25% da composição da gasolina. Ele acredita que em maio a queda de preço não vai ser muito expressiva. "Nós dependemos das companhias distribuidoras, e elas têm que abaixar o preço, mas ainda não deram esse sinal", disse.

Para o preço da gasolina abaixar, Paulo Miranda acredita que o governo federal deverá diminuir a mistura do álcool. "Pode diminuir a mistura até 18%. Mas, a Petrobras vai ter problema, porque está na capacidade máxima da produção".

O presidente do Sindicato dos Produtores de Açúcar e Álcool (Siamig), Luiz Custódio, disse que até o dia 15, 100% das usinas estarão moendo cana-de-açúcar. Nelas, Luiz Custódio informou que o litro de etanol caiu ainda mais esta semana, sendo vendido às distribuidoras a R$ 1,30, quando na semana passada era de R$ 1,45.

"Foi a pior entressafra para o consumidor e por causa da seca deixamos de produzir 4 bilhões de litros de etanol no país", informou Custódio, admitindo que nos dois próximos anos a produção de etanol não vai atingir a demanda crescente.

Luiz Custódio, que também é presidente do Forum Nacional Sucroenergético, disse que o setor prepara uma série de propostas ao governo federal para transformar o etanol num combustível estratégico. "Vamos discutir como será a política de estoque regulador e retomar a produção de etanol no Brasil", explicou Custódio, para quem o Brasil terá que produzir até 2020, 60 bilhões de litros no país.

Publicado no Jornal OTEMPO em 03/05/2011
 

Versão 1.1 do programa do IRPF 2011 já está disponível na internet

Já está disponível no sítio da Secretaria da Receita Federal a versão 1.1 do programa do IRPF 2011. Essa nova versão já gera a notificação da multa por atraso na entrega e o DARF para pagamento. Os contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo e necessitam fazer uma declaração retificadora também terão que baixar a nova versão.
A Receita Federal registrou a entrega de 24.370.072 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2011, ano-base 2010 até as 23h59min59seg da sexta-feira (29/4).
Quem perdeu o prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Assessoria de Comunicação da RFB/Ascom

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Testes de DNA confirmam morte de Osama bin Laden

Washington, 2 mai (EFE).- Testes de DNA confirmam com absoluta segurança que o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, morreu no ataque à residência onde estava escondido nos arredores de Islamabad no domingo, afirmou nesta segunda-feira um funcionário americano de alto escalão.
Sob a condição de anonimato, o funcionário afirmou com "99,9%" de precisão que um dos corpos localizados na mansão de Abbottabad corresponde ao do inimigo público número 1 dos Estados Unidos.
Conforme o mesmo servidor, para identificar o corpo foi adotada uma série de métodos diferentes, sem especificar nenhum deles.
Um grupo de agentes americanos entrou no domingo na casa em que a CIA (agência americana de investigação) conclui que estava escondido Bin Laden, em uma operação ultrassecreta.
O comando americano estava disposto a capturar Bin Laden vivo, mas as pessoas que estavam na casa responderam com fogo e ocorreu um tiroteio.
Além de Bin Laden, morreram mais quatro pessoas, três homens - inicialmente os Estados Unidos consideraram que se tratava de um dos filhos adultos do terrorista e dois de seus seguranças - e uma mulher. Outras duas mulheres ficaram feridas.
Os agentes recuperaram o corpo do líder da Al Qaeda, que foi transferido para uma embarcação de guerra americana.
Após a identificação e serem feitas fotografias do corpo - que o Governo americano ainda está decidindo se tornarão públicas ou não - optou-se por jogar os restos do terrorista ao mar.
Segundo o alto funcionário, a decisão foi tomada para evitar que, se fosse enterrado, seu túmulo pudesse se transformar em um local de peregrinação para extremistas islâmicos.
Além disso, detalhou que seria complicado encontrar um país disposto a aceitar os restos do terrorista mais procurado do planeta.
De acordo com a fonte, o corpo foi tratado de acordo com os preceitos islâmicos, que estabelecem que os sepultamentos ocorram logo após o falecimento. EFE

Para ficar em dia com o Fisco

Receita libera programa para quem perdeu o prazo da declaração
Brasília. O contribuinte que perdeu o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 terá, a partir das 8h de hoje (horário de Brasília), uma versão atualizada do programa gerador da declaração, que será liberada na internet pela Receita Federal, informou o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Com a nova versão do programa, a declaração, ao ser preenchida, irá gerar o valor da multa por atraso e possibilitará a impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), a ser utilizado para o pagamento dos tributos devidos na rede bancária. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Balanço 2011. A Receita divulgou na última sexta-feira que o número de declarações entregues chegou a 24, 37 milhões (maior que a estimativa que esperava receber 24 milhões).

O prazo de entrega terminou às 23h59min59s, horário de Brasília. Para a entrega em disquete, o prazo terminou antes, devido ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A novidade deste ano é a que o formulário de papel deixou de ser aceito.

O contribuinte que pretende retificar a declaração, deve ficar atento à opção escolhida durante o preenchimento pois, se optar pelo modelo simplificado, não poderá depois mudar para o completo ou vice-versa.

Segundo a secretária-adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, o novo programa para o envio da declaração foi bem aceito pelos contribuintes. E como acontece desde 1996, o prazo de entrega não foi prorrogado. No ano passado, 2,78 milhões de contribuintes entregaram a declaração no último dia (30 de abril).

De acordo com a Receita, os contribuintes que enviaram a declaração no início de março e sem erros podem receber a restituição logo nos primeiros lotes, em junho ou julho. 
Publicado no Jornal OTEMPO em 02/05/2011
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cruzeiro dá outro show e atropela o América-TO em Sete Lagoas

Por LEANDRO CABIDO - O Tempo Online


Com reservas, o Cruzeiro novamente não tomou conhecimento do América-TO. Neste domingo, na Arena do Jacaré, a Raposa goleou o time do Vale do Mucuri por 5 x 1, oficializando sua passagem para a final do Campeonato Mineiro. Os gols de mais uma vitória azul saiu dos pés de Edcarlos(2), Pedro Ken, Dudu e Farías, enquanto Rodrigo Sena descontou para o Dragão. O placar agregado da semifinal ficou nos impressionantes 13 x 2 para a equipe da capital.

A decisão entre Cruzeiro e Atlético deverá ser confirmado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) nos próximos domingos, sempre às 16h e na Arena do Jacaré. Se prevalecer o que foi acordado nos últimos clássicos, o primeiro mando de campo terá apenas torcedores do Galo, enquanto na grande final, cruzeirenses.

Vale lembrar que a Raposa tem a vantagem de dois resultados iguais, além de ser o mandante do jogo final, por ter feito a melhor campanha na primeira fase.
Superioridade dos suplentes
O Cruzeiro, mesmo repleto de reservas, começou o jogo em Sete Lagoas a mil. Com boas jogadas do meia Roger e também do volante Pedro Ken, a abertura do marcador foi questão de tempo. O América-TO, que precisava fazer o impossível para alcançar a decisão do Campeonato Mineiro, estava acuado, esbarrando na inferioridade técnica para conseguir alcançar o gol de Rafael.
Em cobrança de escanteio, aos 17 minutos, a bola sobrou para o zagueiro Edcarlos mandar para as redes, fazendo 1 x 0. Na sequência, quatro minutos depois, a situação melhorou ainda mais para os cruzeirenses, já que Roger ampliou, após desviar de cabeça. Nesta altura, o Dragão precisava de nada mais que dez gols para pegar o Atlético na decisão do Estadual.
Apesar de ter jogado a toalha, o clube de Teófilo Otoni consegui cravar o seu de honra. Com 24 minutos, em cobrança de falta pela direita, Rodrigo Sena descontou depois de desviar de cabeça. No lance, falha da defesa azul.
No restante do primeiro tempo, o forte calor atrapalhou o futebol das duas equipes, onde o Cruzeiro só administrou até o apito do juiz.
Classificação oficializada
Na etapa final, a Raposa fazia questão de jogar como se precisasse do resultado. Os jogadores azuis corriam, não eram displicentes e criavam muito, fazendo com que o América ficasse encurralado em seu sistema defensivo.
Não demorou muito para o terceiro gol celeste acontecer. Pela segunda vez na tarde, Edcarlos fez a alegria dos celestes, quando pegou um voleio dentro da área, sem chances para o goleiro Eládio. Isso aos cinco minutos de jogo.
Faltando 20 minutos, o Cruzeiro mostrou porque é considerado o melhor time do futebol brasileiro na atualidade. Uma linda troca de passes que teve a participação de Pedro Ken e Farías, Dudu só teve que mandar para as redes do já batido arqueiro vermelho. Raposa 4 x 1, mais uma vez goleando o time do Vale do Mucuri.
No finalzinho, já nos acréscimos, o argentino Ernesto Farías foi recompensado pela vontade que teve ao longo de todo a semifinal. Em outra boa jogada de Dudu, El Tecla só desviou, fechando o jogo em 5 x 1.


Morre Osama

EUA anunciam a morte do terrorista Osama bin Laden no Paquistão

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.
A operação, sigilosa, foi executada no domingo por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão.

Veja a matéria no Globo.com
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/obama-confirma-morte-de-osama-bin-laden.html